Desta vez, vamos ser nós, os fadistas, a contar como tudo começou e aconteceu, com saudades, inquietações e paixões, mas principalmente muita verdade. Falaremos com honra dos que se tornaram invisíveis, daqueles cujo imenso talento não bastou para serem conhecidos do grande público. Daqueles que, para nós, não deixam de ser os pilares da essência fadista.
SÉRIE PRODUZIDA PARA A
ASSOCIAÇÃO DAS CASAS DE FADO DE LISBOA
EP 1 — O FADO É
Fado é tudo o que já fomos ou gostávamos de ser. Fado é o som do labirinto onde nascemos e perdidos morreremos.
Fado é vida. Apenas vida.
EP 2 — CASAS DE FADO
Foi aqui que o Fado se fez crescido e se fez ciente da sua razão. Por aqui, ele aprendeu o segredo e os segredos da canção. É aqui que ele resiste, é aqui que ele vai nascendo a cada nova madrugada.
EP 3 — MÚSICOS
Do segredo do som e da paixão. Do saber ouvir e improvisar, dos que não são esquecidos mas pouco lembrados. Os guitarristas de Fado são, desde sempre, o porto de abrigo de uma voz magoada. Foram compositores e inventores do Fado que hoje se canta.
EP 4 — RETIROS DE FADO
O Fado de todos e para todos. O Fado de quem canta, mas também de quem gostava de cantar. Nos recantos da cidade, ainda se ouvem as vozes e as guitarras dos apaixonados pela vida e pelo Fado que cantam. Somos muitos, sim, somos todos Fado.
EP 5 — GUITARRA PORTUGUESA
A guitarra, mãe da nossa alma pura e ambiciosa, transporta o amor da vida e as ausências da paixão. Vamos falar da sua história, da sua vida, da sua poesia. Vamos escutá-la. Silêncio, choram guitarras.
EP 6 — POETAS
Da palavra se faz sustento das almas. E dos sons das guitarras o nosso Fado, triste Fado. Aos poetas se pede que nos cantem, aos poetas se pede que nos amem. Como a sorte nos abriga da negrura.
Porque no princípio, era o verbo.
EP 7 — VOZES DO FADO
Tantos são os nomes que se esquecem, tantos são os nomes já não ditos. Foram, e são eles, os que nasceram para ser Fado e são eles que por ele sobrevivem. Vamos acordar o vento, vamos acordar o mar. Vamos lembrar e contar os que são razão e Fado.
EP 8 — CRIADORES DE MELODIAS
Como o grito de quem nasce num instante, assim nascem as melodias do Fado. Inspirados por graça divina, os compositores fadistas, transportam-nos para o mundo do ideal estético que brota em cada esquina da cidade.
EP 9 — FADO NO TEATRO
Foi no Teatro que o Fado mais se deu a conhecer. Saiu da rua, dos lugares decrépitos do bairro e subiu ao palco. Foi eleito por todos os que escutavam. Nasceram músicas, histórias, vedetas, foi bailado e foi cinema, foi Severa e Madragoa, Parque Mayer da cidade e hoje é Arte, Lisboa e Portugal.
EP 10 — ESCOLAS DE FADO
O Fado é saber viver a vida, quem a ele se dedica percebe que é diferente. Percebe que pode estar presente a cada hora que passa. O Fado é a escola da vida onde se aprende a ser Lisboa, onde se aprende a ser homem e mulher de alma pura. O Fado não se ensina mas aprende-se.
EP 11 — FADO NOVO
E do novo Fado, vamos falar. Dos que gostam e querem continuar a arte mais bonita do canto da cidade. Cantar a vida e Lisboa. Cantar o sonho e o seu crescente. Cantar o dia e o cansaço. Cantar um novo amor imaginado. Porque tudo é Fado.
EP 12 — VERBENA
Testemunhar porque somos e queremos continuar a ser Puro Fado. Porque acreditamos que somos nós a quem obriga transportar o testemunho. Da velha escola ao Fado novo, apenas um sonho cansado nos separa. Do xaile preto, ao novo amor, do gemido e do trinado, do estilo à descoberta. Todos, mas todos, somos Fado.